terça-feira, 24 de julho de 2007

PROJETO CIDADE 21

"A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. "

A Carta da Terra, Leonardo Boff.,2000










O desafio a sustentabilidade está na criação de condições reais para sua implantação, assim, durante os meses de junho e julho e de 2007 , desenvolvi o projeto CIDADE 21 que visa à implementação da Agenda 21 Local com o foco na questão da juventude no meio ambiente urbano. Aparentemente dispares esses temas se complementam. Através da educação ambiental socialmente responsável cotidianamente prática.
A qualidade de vida tem relação direta com o meio ambiente e as populações jovens constituem uma parte significativa, cerca de 30%, da população do país (IBGE: 2000). Assim os jovens de hoje fazem parte de um mundo em que cada vez mais os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos eqüitativamente e o abismo entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, os conflitos violentos, a pobreza e a ignorância têm aumentado e são causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.
A Eco-92 consolidou o Desenvolvimento Sustentável como a única saída possível para os problemas atuais da humanidade e a criação de uma agenda de compromissos expressos e de diretrizes para o novo século: Agenda 21; é uma Agenda de Desenvolvimento Sustentável, onde, evidentemente, o meio ambiente é uma consideração de primeira ordem. O enfoque desse processo de planejamento apresentado com o nome de Agenda 21 não é restrito às questões ligadas à preservação e conservação da natureza, mas sim a uma proposta que rompe com o desenvolvimento dominante, onde predomina o econômico, dando lugar à sustentabilidade ampliada, que une a Agenda ambiental e a Agenda social. A indissociabilidade entre os fatores sociais e ambientais e a necessidade de que a degradação do meio ambiente seja enfrentada juntamente com o problema mundial da pobreza.
A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas.
A implementação do CIDADE 21 no município mostra o comprometimento dos agentes públicos com a mudança de paradigma na relação do homem com o meio natural e consigo próprio; das ações socias focalizadas em determinados grupos sem contudo inseri-los nas questões estruturais do desenvolvimento urbano; da visão imediatista da apropriação irresponsável dos recursos naturais para a visão mais pragmática das relações econômico-socio-ambiental, numa busca de cidades mais conscientes de suas políticas sobre o seu território e do meio natural que se inserem. A condução dessa mudança cabe aos agentes públicos que devem focalizar seus planos, projetos e metas de governo no longo processo de educação, recuperação e manutenção das qualidades ambientais. Ações estas que a médio prazo podem refletir nas urnas a maturidade política dos gestores públicos, frente aos desafios; e a longo prazo, cidades aonde a qualidade de vida é uma realidade, não uma utopia a ser alcançada.

2 comentários:

Unknown disse...

gostei do seu blog...conheça tambem o www.portaldoarquiteto.com vale a pena

Anônimo disse...

interessante, contudo a realidade do lugar aonde esse projeto pode ser instalado é mais importante que o projeto em si, o que deve ser assim norteador do projeto e não adaptado a ele. texto legal.Vamos a pratica

Urbarquitetura

  • termo que se refere ao pensamento da coisa urbana, da distribuição racional, intencional, com tecnica sobre o território.