sexta-feira, 6 de julho de 2007

6 Planos Diretores...Verdade ou Conseqüencia I

Em 2006, de abril a dezembro, trabalhei como voluntário no programa de Apoio aos Municípios, extensão da UFJF em parceria com CNPq e Ministério das Cidades. Coordenei seis equipes multidisciplinares de estudantes nos municípios de Chácara, Coronel Pacheco, Santana do Deserto, Simão Pereira, Rio Preto e Mar de Espanha.
A vivencia das rotinas desses seis pequenos municípios da zona da mata mineira sua falta de estrutura técnica, pode ser generalizado para a grande maioria dos pequenos municípios mineiros. As potencialidades locais; naturais e culturais que aos poucos estão sendo destruídas em prol de um “desenvolvimento do turismo”. Cidades que necessitem de planejar o básico, o fundamental; saneamento, crescimento habitacional, meio ambiente urbano, manejo sustentado rural, políticas públicas nas mais diversas áreas. O questionamento nas leituras tecno-comunitárias, por momentos nos pareceu até perigoso, para profissionais externos as picuinhas locais e ao jogo de poder, em certas circunstancias certos temas eram quase proibidos. Contudo produzimos documentos embrionários de planejamento desses municípios. A maior constatação foi que eram cidades distantes dos projetos, mas perto dos recursos que na maioria das vezes são mal empregados... Cidades que devem ser acompanhadas; via equipe técnica da Associação da Microrregião, via equipe técnica do Estado, via assessoria técnica esporádica.


ao lado, o icone do planejamento dos anos 70, a legenda dos zoneamento que utilizamos. Uma verdade no meio das verdades que poderiamos criar...para muitos simbolizava o progresso em suas comunidades, aliado a um planejamento participativo, para poucos mais um documento para gaveta, prateleiras e mostrar para as visitas.

Nenhum comentário:

Urbarquitetura

  • termo que se refere ao pensamento da coisa urbana, da distribuição racional, intencional, com tecnica sobre o território.