Projeto de Engenharia Pública da Ufop é apresentado aos vereadores
http://www.cmop.mg.gov.br/projeto/index.php?option=com_content&task=view&id=83&Itemid=2
http://www.cmop.mg.gov.br/projeto/index.php?option=com_content&task=view&id=83&Itemid=2
Na última terça-feira, 3, o engenheiro civil Eduardo Ferreira apresentou à Câmara o projeto de Engenharia Pública desenvolvido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O objetivo do projeto é oferecer assistência técnica à população ouropretana de baixa renda em questões relacionadas à construção civil.
A Engenharia Pública é apoiada pelo Núcleo de Pesquisas da Escola de Minas (Nupem) e pela Fundação Gorceix. “A ocupação errada das encostas acontece porque a população de baixa renda não conta com a assessoria técnica de profissionais. Nossa proposta é prestar assistência gratuita a essas pessoas”, explicou Eduardo Ferreira, que é pós- graduando em Geotecnia na Ufop. “Faremos a avaliação técnica, laudos, plantas e projetos e, assim que a pessoa tiver condições de iniciar a construção, acompanharemos as obras”, explicou.Para o vereador Júlio Pimenta, a Engenharia Pública é um projeto que merece todo o apoio do Legislativo ouropretano. “Precisamos incentivar esse projeto para que a comunidade tenha acesso a mais um serviço gratuito e de qualidade entro do município. Parabenizamos a Ufop por esse projeto, que favorece o intercâmbio entre a Universidade e a população ouropretana”, declarou Pimenta, que convidou Eduardo Ferreira para ir à Câmara. “ “O projeto vai atuar num ponto fundamental, permitindo que a população faça obras regulares, bem feitas e em áreas apropriadas”, concluiu.
Publicado por: Assessoria de Comunicação em 09/04/2007
O outro lado da moeda..
Publicado por: Assessoria de Comunicação em 09/04/2007
O outro lado da moeda..
Meu amigo o Eng. Eduardo até tentou, mas sem o apoio politico e institucional e o cruzamento com outros programas da Prefeitura suas intenções não obtiveram o êxito esperado. Passado exatos dois anos nada aconteceu devido a complexidade do problema e o retorno mínimo nas urnas.
Arquitetura e Engenharia Pública agora é Lei Federal 11888/08
O projeto de Lei sancionado pelo Presidente Lula no Dia 24 de Dezembro de 2008 é mais um marco da luta pela reforma urbana no Brasil.
Para implementação dos artigos 182 e 183 da constituição federal e a aplicação da lei 10257/00, o Estatuto da Cidade, a nova Lei prevê o atendimento universal de Arquitetura e Engenharia aos cidadãos com ganho econômico de até 3 salários mínimos. Cabendo a obrigatoriedade por parte dos executivos municipais para a implantação de assessoria técnica a parcelas da população que nunca antes foi alvo de ações dessa natureza.
Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos..